FIFA avança com a "Regra do 6 + 5"


A FIFA espera a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, que reconhece a especificidade do desporto, para aplicar a regra 6+5, afirmou Joseph Blatter

“Pedimos pareceres a juristas que nos disseram que não é incompatível com a legislação actual. Verão que quando o Tratado de Lisboa estiver em vigor, a regra poderá ser aplicada”, referiu o presidente da FIFA à margem do Congresso que o órgão que gere o futebol mundial está a organizar em Nassau, capital das Bahamas.

A regra 6+5 impõe a utilização de pelo menos seis jogadores nacionais no onze titular de uma equipa. A Comissão Europeia opõe-se a esta proposta, uma vez que acredita que viola o princípio de livre circulação de trabalhadores no seio da União.

Entretanto, o projecto de baixar para 21 a idade limite nos torneios olímpicos de futebol foi suspenso. “Sinto que certos membros do Comité Executivo, que estavam a favor da redução da idade, receberam contactos de membros do Comité Olímpico Internacional que lhes fizeram lembrar que temos responsabilidade no que diz respeito à família olímpica”, explicou Blatter.

2 comentários:

  1. Acho muito bem mas o Benfica e o Porto vão ter problemas em ter 6 portugueses titulares, mas o Benfica...

    ResponderEliminar
  2. Foi adiada a decisão ontem mais uma vez. E vai acabar chumbada de certeza.

    O Porto com vista a essa situação é que já anda a contratar muito mais portugas. Veja-se este ano o Varela, o Miguel Lopes e o Orlando Sá, até porque na Champions dos 25 que se podem inscrever 8 têm de ser portugueses e 4 formados no clube penso eu de que.

    ResponderEliminar