DESDE 2001 QUE OS DRAGÕES NÃO PASSAVAM A QUADRA NATALÍCIA TÃO LONGE DA LIDERANÇA
A possibilidade de uma excelente conjugação de resultados levar os dragões à liderança da Liga na última jornada de 2009, não deu mais do que confirmar o 3.º lugar que têm ocupado na maior parte da primeira volta. O FC Porto perdeu na Luz, repetindo o desfecho de Braga, ficando desta forma a 4 pontos dos mais diretos adversários na luta pelo título. Com duas equipas à sua frente, e já com desvantagem no confronto com ambas, os dragões terão uma pressão mais acentuada quando regressar a competição.
Quanto à diferença pontual, a situação ganha especial relevância se atendermos a que já não era tão alargada desde 2001. Nessa altura, os portistas, comandados por Octávio Machado, afundavam-se na classificação, perdendo terreno na perseguição ao Sporting. Pelo meio havia ainda o Boavista a empurrá-los para trás. O cenário era complicado e o Palmelão acabou por ser vítima de uma série de resultados negativos, deixando o lugar, em janeiro de 2002, para a entrada de José Mourinho. Mas nem assim os dragões conseguiram evitar acabar a época no 3.º lugar, o mais baixo dos últimos 25 anos.
Há um ano repetia-se a posição, mas o atraso era somente de 2 pontos. Um cenário que foi facilmente contornado na primeira jornada de 2009, quando os portistas venceram na Choupana e assumiram a liderança do campeonato. O nível exibicional era superior ao atual e jogadores como Lucho González ou Lisandro López estavam em ascensão, com Hulk a despontar.
Falta de inspiração
O problema é que o Incrível, depois de um início de ano fantástico, continua em quebra, tendo deixado na Luz mais uma imagem cinzenta. Enquanto vai dando um ar da sua graça na Champions, na Liga tem estado muito distante de exibições feitas no passado. Pela inspiração do brasileiro passava o desejo do FC Porto em ocupar a primeira posição já nesta fase, à semelhança do que aconteceu em muitas ocasiões nesta década.
Mesmo em épocas em que Boavista (2000/01) e Benfica (2004/05) festejaram o título, os dragões chegaram à passagem de ano na liderança, tendo cedido na segunda volta. Em 2002, com Mourinho, e em 2007, já sob orientação de Jesualdo Ferreira, os portistas chegavam a esta altura da Liga com meio caminho andado.
Triste fim de ano
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
o Hulk também deve estar a sofrer do mesmo que o Guedes..lol. Mas esgotou-se a medicação?
ResponderEliminarO Hulk penso que lhe faltou foi a receita de XANAX
ResponderEliminarlol digo eu. Para quem andou desde Agosto a apregoar que são de longe a melhor equipa do campeonato e que o porto coitadito não joga nada, vencem apenas 1-0 em casa e com uma oferta do hélton e estão assim todos pavoneados lol.
ResponderEliminarAcho que antes do jogo estavam com medo, aliás no jantar de natal que fizemos notou-se bem que o nivel de bazófia tinha diminuido drásticamente, agora voltou a subir.
O que eu sei é isto, o porto já ganhou uma supertaça, está nos 8ºs da champions, está na luta pelo campeonato, taça de portugal e taça da liga e o benfas?
Não ganhou nada e já foi de vela da taça, o resto? O resto é letra lol. Os cães ladram e a caravana passa...